quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Monte o organograma de sua empresa no PowerPoint

Sinônimo de software para apresentação, o PowerPoint também pode ser usado para organizar e hierarquizar informações curtas – como no caso do organograma de uma empresa, por exemplo. A explicação de como montar esse tipo de documento você vê a seguir; para as dicas foram usadas a versão 2007 do programa da Microsoft.


Abra o PowerPoint 2007 em branco. Vamos criar o organograma de uma empresa com os seguintes cargos: diretor, gerente, assistente, demais funcionários.


Vá até a aba inserir e, no grupo ilustrações, clique em SmartArt.





Quando a janela SmartArt abrir, você verá todas as opções da imagem acima.


Como no exemplo iremos montar a estrutura hierárquica de uma empresa, escolha a opção Hierarquia, clique no layout de organograma e depois em OK.





A estrutura do organograma está formada.


Para adicionar os textos dos cargos, vá até a aba design, que fica dentro do grupo de criar gráfico, e clique em painel de texto.



Clicando sobre cada campo escrito "texto", na caixa exibida à esquerda, você vai inserir o cargo desejado. Os nomes serão substituídos automaticamente no gráfico conforme você for escrevendo




Caso tenha se esquecido de acrescentar algum cargo e não haja mais espaço, você consegue adicionar uma nova "caixa" manualmente. No exemplo a diretoria não aparece, então vamos inclui-la na estrutura.



Clique sobre o cargo de Gerente. Vá até a aba Design, que fica no grupo de criar gráfico, e clique em Adicionar Forma. Depois, selecione Adicionar Forma Acima.



Agora vá até a aba Design, no grupo de criar gráfico, clique em Painel de Texto e digite o cargo Diretor.



 Mudando o layout de deslocamento do organograma, você pode utilizar diversas formas de apresentação. Vá até a aba design, no grupo layouts e selecione hierarquia.



Vá até a aba design, no grupo layouts, e selecione Hierarquia em Tabela.



Para ver outra forma de apresentação, vá até a aba Design, no grupo layouts, e selecione Hierarquia Horizontal.



Também é possível mudar as cores do seu organograma. Para isso, vá até a aba Design, no grupo estilo de SmarArt, e selecione alterar cores.



Selecione então a alternativa alterar cores. No exemplo acima, a opção Colorido muda a cor de acordo com o cargo.



Para outra opção de exibição, vá até a aba Design, no grupo Estilo de SmarArt, selecione Alterar Cores e clique em Colorido -- Cenas com Tijolos.



Caso queira salvar o organograma como uma imagem (mesmo formato tradicional de fotos), clique com o botão direito do mouse sobre a área de seleção do organograma e clique na opção "salvar como imagem".



Você verá então a janela "salvar como". Escolha a pasta onde deseja salvar, mude o formato para JPGE e clique em salva.

 


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