Em Teoria
da Organização, a Departamentalização tem como alternativa as chamadas
Adhocracias.
Conceito
A departamentalização é a prática de agrupar
atividades e recursos em unidades organizacionais, seguindo um critério de
homogeneidade entre eles, visando uma adequação da estrutura organizacional com
sua dinâmica de ação mais eficiente. Segundo Colenghi (2007), “é uma outra
forma de fracionar a estrutura organizacional (divisões, seções, diretorias,
departamentos, coordenações, serviços etc.), objetivando agrupar as atividades
homogêneas que possuem uma mesma linha de ação, segundo características de
complementaridade e similaridade”.
Funções
Objetivos
Visa
fortalecer o desempenho funcional, que deverá ocorrer por meio de procedimentos
apropriados:
- Agregação: colocar os especialistas numa mesma unidade de trabalho a fim de possibilitar a troca de experiências, o que resultará em ampliação do cabedal de conhecimento de cada um deles e conseqüentemente se traduzirá em maiores índices de produtividade e qualidade. Com propósitos semelhantes, sempre que possível, os equipamentos especiais devem ser colocados numa mesma área de trabalho.
- Controle: as atividades devem ser agrupadas de forma que possam ser facilmente supervisionadas, possibilitando exercer um controle eficaz e eficiente, favorecendo a realização dos ajustes necessários antes do produto ser considerado acabado e chegar aos clientes.
- Coordenação: a fim de se obter uma unidade de ação que será conseguida caso forem agrupadas atividades correlatas e de objetivos comuns em uma mesma unidade organizacional.
- Enquadramento: as atividades devem ser agrupadas em unidades, de acordo com suas características, em consonância com cada “grupo estrutural básico”, o que evitará possíveis conflitos internos.
- Processos: destacar para um primeiro plano as atividades mais relevantes que estão inseridas em um mesmo processo, buscando agrupá-las dentro de unidades cujos objetivos sejam comuns e que atendam a clientes determinados.
Tipos, Vantagens e Desvantagens
A departamentalização por funções da
empresa tem como vantagens a especialização de tarefas, visando um uso de
recursos especializados mais concentrados, levando a uma satisfação dos
funcionários maior. Porém uma grande concentração de recursos e especialização
do trabalho afeta a visão de conjunto na organização, podendo gerar uma
comunicação deficiente e uma insegurança quando ocorre um crescimento notável
na organização;
Quando
cada unidade da empresa ocorre em regiões diferentes, há o surgimento de um tipo geográfico de departamentalização,
em que cada unidade ou região pode ter um gestor e este se reporta ao nível
hierárquico geral (matriz da empresa), isto permite usar os diferenciais das
diferentes regiões como vantagens competitivas em relação aos concorrentes,
dado que o gestor regional conhece a área com maior peculiaridade permitindo um
tempo que ação mais rápida para eventuais problemas. Porém este tipo de
departamentalização pode dificultar a coordenação de pessoal devido às
diferentes áreas de atuação e, portanto interferindo em uma comunicação entre
os gestores mais rápida;
A departamentalização por clientes
consiste em separá-los por grupos semelhantes e, portanto mantendo o foco ideal
para cada tipo de cliente. É vantajoso no que tange ao reconhecimento e
atendimento aos grupos, podendo haver uma vantagem mercadológica frente a
estes. Mas também enfrenta o problema de uma coordenação geral, pois os
diferentes gestores exigirão diferentes recompensas, de acordo com os respectivos
grupos;
Departamentalização por processos ocorre
na divisão das atividades segundo o processo produtivo, como na administração
pública, gerando uma especialização maior dos recursos alocados e comunicação
das informações técnicas maior também, mas também pode comprometer a flexibilidade
de alguns ajustes necessários nos processos;
A departamentalização por produtos e serviços
ocorre geralmente na indústria de bens de consumo, pois gera uma facilidade
maior para a criação de novos produtos, além de facilitar a coordenação dos
resultados individuais dos produtos e serviços da empresa. Porem dificulta a
coordenação geral dos resultados, além de gerar uma disparidade de poder entre
funcionários de mesma hierarquia;
Por
último e não menos importante, tem-se a departamentalização
por projetos, que consiste na atribuição das atividades frente aos
projetos existentes nas organizações, como cada projeto é de grande
conhecimento de seu gestor, esta prática permite um melhor cumprimento das
metas e prazos, uma vez que a adaptação dos gestores aos seus projetos é maior
em relação ao todo. Como pontos negativos têm-se o emprego errado de recursos,
ou apenas ociosos, e a tomada de decisão partindo apenas um ponto de vista (gestores
individuais).
Discussão
A
departamentalização nada mais é que o agrupamento de pessoas com características
homogêneas. Pode variar consoante os tipos de função ou as posições geográficas
onde está presente. Além disso, a departamentalização, através da especialização,
tem como objetivo principal facilitar a coordenação de pessoas e usar os
recursos disponíveis de forma mais eficiente.
Referências
·
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução
à Teoria Geral da Administração – Edição Compacta, 2 ed. Rio de Janeiro:
Campus, 2000, 463 p.
·
COLENGHI, Vitor Mature. O&M
e Qualidade Total: uma integração perfeita. Rio de Janeiro: Qualitymark,
1997.
·
Professor Jássio Pereira, UFERSA
·
DAFT, Richard L. Administração.
Tradução da 6. ed. norte-americana São Paulo: Thomson Learning, 2005
·
ARAUJO, L.C. Tecnologias de
gestão organizacional. São Paulo: Atlas: 2001
·
ROBBINS, Stephen P. Comportamento
organizacional. 11. ed São Paulo: Prentice-Hall, 2005. 536 p
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